//
você está lendo...
Arte., Desenho., Fotografia.

Rembrandt

Edição: Danilo Barbosa

Ontem foi aniversário de um dos mais conhecidos e bem-conceituados artistas da história, estou falando do pintor Holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn, também conhecido apenas por Rembrandt. Não Poderíamos deixar que essa data passasse batido e colocamos resumidamente um pouco de sua história, e um documentário completo feito pela BBC emissora de TV de Londres, felizmente todo legendado em Português.

Rembrandt

Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Nasceu em 15 de julho de 1606 há exatamente 407 anos, em Leida cidade  neerlandesa localizada na província da Holanda do Sul. Hoje ele é  considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de “Século de Ouro dos Países Baixos”, na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.

Após um breve mas importante aprendizado de seis meses com o famoso pintor Pieter Lastman em Amsterdã, Rembrandt abriu um estúdio em Leida em 1625, compartilhando-o com seu amigo e colega de profissão Jan Lievens. Em 1627, Rembrandt começou a aceitar alunos, entre eles Gerrit Dou.

Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras. No entanto, suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como artista manteve-se elevada, e por vinte anos ele ensinou quase todos os importantes pintores holandeses. Os maiores triunfos criativos de Rembrandt são exemplificados especialmente nos retratos de seus contemporâneos, autorretratos e ilustrações de cenas da Bíblia. Seus autorretratos formam uma biografia singular e intimista em que o artista pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade.

Tanto na pintura como na gravura, ele expõe um conhecimento completo da iconografia clássica, que ele moldou para se adequar às exigências da sua própria experiência; assim, a representação de uma cena bíblica era baseada no conhecimento de Rembrandt sobre o texto específico, na sua assimilação da composição clássica, e em suas observações da população judaica de Amsterdã. Devido a sua empatia pela condição humana, ele foi chamado de “um dos grandes profetas da civilização”.

A seguir, algumas imagens de obras e gravuras conhecidas feitas por Rembrandt:

Documentário:

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário